14 de mar. de 2016

O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?




Existe uma canção de Raul Seixas que remete bem a esta matéria:
“Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
Eu sou a mosca que perturba o seu sono
Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar”
É simplesmente você sentar para comer em um lugar, um restaurante, uma lanchonete etc, deixar uma comida ali parada na mesa ou mesmo começar a comer que eis que surge a danada.
Segundo um estudo divulgado pela Orkin, se uma mosca pousasse em uma refeição que estivesse sendo consumida por alguém, 61% das pessoas continuariam comendo normalmente sem se incomodar.
O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
Segundo o P.H.D. em entomologia e Diretor Técnico de Serviços da Orkin, Ron Harrison, “Muitos clientes de restaurantes podem não estar cientes de que moscas domésticas são duas vezes mais sujas que as baratas. É importante que todos compreendam a magnitude das ameaças à saúde que as moscas colocam para que elas possam ajudar a prevenir a transmissão de doenças perigosas e bactérias.”
Quando uma mosca pousa na comida de uma pessoa, ela traz milhares de germes que podem causar doenças graves, como diarréia, intoxicação alimentar, meningite e infecções da corrente sanguínea.
E isso se dá porque esses pequenos insetos se alimentam de coisas que já possuem uma carga enorme de bactérias, como animais em decomposição, lixos dos diversos tipos e até fezes.
O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
Outro ponto importante é que elas não conseguem mastigar e por isso acabam cuspindo as enzima entoxicadas consumidas para a sua comida e assim você acaba dissolvendo e ingerindo alimento contaminado.
E para isso, basta um simples tocar de patinhas ou mesmo seus pêlos minúsculos do corpo para que a transferência de germes aconteça e passe para o alimento que você está comendo.

As moscas são uma ameaça

O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
A Orkin fez um outro estudo a respeito de pragas em restaurante que constatou que 50% dos clientes já avistaram uma praga em um restaurante nos últimos 12 meses.
Segundo as conclusões, 95% dessas observações incluíram moscas e 75% delas não foram denunciadas porque os clientes dos restaurantes não consideram as moscas como um grande problema.
O que as pessoas não sabem é que elas possuem mais de 100 agentes patogênicos incluindo Salmonella, Staphylococcus, Shigella e E.coli, que podem até causar doenças como a febre tifóide, cólera, disenteria bacilar e hepatite.

publicidade

O que elas fazem quando pousam?

O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
Quando elas pousam na sua comida, podem defecar ou então colocar ovos. Se caso ela coloque ovos em sua comida, ocorrerá o desenvolvimento da larva da mosca.
A mosca costuma carregar seus ovos nas costas e deixam cair na comida. Caso você coma algo com ovo de larva, ou essas larvas não irão sobreviver à acidez do seu estômago ou pode te causar miíase, uma doença que causa o surgimento de várias larvas de mosca em alguma parte do corpo da pessoa ou mesmo do animal que ingeriu os ovos.

Cuidados para se livrar das moscas

O que acontece quando uma mosca pousa na sua comida?
A pesquisa do Orkin recomenda cuidados para que você mantenha as moscas bem longe da sua casa e restaurante. A dica é manter sempre limpa a bancada de atendimento, limpar alimentos ou comidas que derramarem no chão ou mesmo na mesa do cliente e tampar bem as latas de lixos(mesmo se estiverem vazias).
A higienização da cozinha é muito importante. Em casa, instalar telas em portas e janelas ajudam bastante a manter estes insetinhos longes da comida na sua casa.

Fonte: Ultra Curioso