14 de out. de 2016

Os 5 sobrenomes mais comuns do Brasil




Um Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE,  concluiu que os nomes mais preferidos dos pais brasileiros e concluiu que Maria e José são os mais selecionados para nomear alguém.
Publicidade
Muitos dos nomes populares as pessoas já têm em mente e já exibimos para você aqui no site. Mas e os sobrenomes mais populares  do Brasil, quais são eles?
Para te ajudar, nossa redação foi atrás para você da origem de alguns dos sobrenomes mais comuns do Brasil. Confira quais são eles.

1 – Alves – 54.994 pessoas em SP

batman-big-57e0b672cbb3d__700
O sobrenome tem origem portuguesa e abreviada de Álvares, em tradução, “filho de Álvaro“. O nome também pode se referir a um ambiente cheio de carvalhos.
De acordo com o origemdosobrenome, “no Brasil a família Alves se instalou inicialmente em estados como Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. O sobrenome Alves em Minas gerou uma família de muitos políticos. Podem ser encontrados senadores, governadores, deputados e ministros.
Além de políticos, outra figura bastante importante para a história brasileira que porta este nome é o poeta Castro Alves.”

2 – Oliveira – 244.173 pessoas em SP

batman-big-57e0b672cbb3d__700-4

De acordo com o site origemdosobrenome, “O sobrenome Oliveira tem sua origem em Portugal e foi um dos primeiros sobrenomes a começar a se popularizar por aqui, por uma razão simples de que o Brasil foi descoberto e colonizado por portugueses.
Ele é classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica uma vez que Oliveira seria a árvore que produz a azeitona (oliva). Em Portugual, o nome foi originado em Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, Arcos de Valdevez. O sobrenome identifica esta família devido ao fundador deste tronco familiar possuir uma vasta plantação do fruto.

3 – Santos – 426.453 pessoas em SP

batman-big-57e0b672cbb3d__700-3

Santos tem uma referência religiosa e, geralmente, era atribuído a pessoas que nasciam no dia de Todos os Santos(1º de novembro). O significado é “pequeno santo”.
O origemdosobrenome diz que “a família Santos é originaria da Itália e França. Dessa forma, quando italianos e franceses vieram ao Brasil em busca de uma nova casa, acabaram tendo seus filhos e deixando novas gerações da Família Santos, agora com nacionalidade Brasileira e sobrenome estrangeiro. Na Itália, “Santi” é um sobrenome pertencente à nobreza Italiana. Na França o sobrenome era inicialmente dado à pessoas que nasciam no dia primeiro de novembro, dia de todos os Santos. Dessa forma, a origem do sobrenome passava a ser Católica.
Outra possível origem deste nome se dá por conta da região Sierra de Los Santos, na Andaluzia.
É certo de que em todos os lugares este sobrenome tem uma certa origem nobre. Acredita –se que há uma certa associação do sobrenome com relação à nobreza e a igreja católica. Então por esse motivo, a nobreza inicialmente tinha mais poder sobre este nome.”

4 – Silva – 698.448 pessoas em SP

batman-big-57e0b672cbb3d__700
O nome remete às pessoas que habitavam regiões das matas e florestas. Segundo o origemdosobrenome, “Este é um sobrenome de origem portuguesa que é bastante comum no Brasil.
De certa forma, é possível até mesmo dizer que é o mais popular no Brasil. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Existem muitos locais em Portugal com o nome de Silva e de lá surgiram muitas pessoas com este sobrenome.
A primeira linhagem dos Silva é bem antiga e provém dos Godos D. Aderaldo. Seu filho D. Guterre Alderete de Silva, se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão. Silva significa Selva, floresta ou bosque.”

5 –  Souza/ Sousa – 232.295 pessoas em SP

batman-big-57e0b672cbb3d__700
De acordo com o origemdosobrenome, o nome é a “variação gráfica do original Sousa, sobrenome português classificado como sendo um toponímico, deriva do latim Saxa (Seixos ou rochas). Ele também pode ser associado ao nome de uma espécie de pombo bravo, que no século XI foi registrado como Sousa. Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, traçada até dom Sueiro Belfaguer, cavaleiro godo que viveu nos primeiros anos do século VIII. Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome, por ser dono do Solar de Souza. Seu 12º neto foi Martin Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização e donatário da capitania de São Vicente. Era primo de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil.
Procedem de Martim Afonso Chichorro e de Afonso Dinis, filhos de el-rei D. Afonso III, que casaram com duas netas de Mem Garcia de Sousa, neto do Conde D. Mendo, o Sousão, em quem veio ficar esta família. É solar desta família a vila de Arrisana de Sousa que fundou D.Fayão Soares, tronco deste sobrenome.

Fonte: Fatos Desconhecidos