21 de fev. de 2017

As 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo




Cidades fantasmas são aquelas conhecidas como locais urbanos (antes normais e movimentados) que foram totalmente abandonados, restando apenas ruínas e casas vazias e alguns vestígios de que vida humana já existiu ali. Muitas histórias são contadas sobre essas cidades fantasmas, e o porquê de se transforarem em ‘esqueletos de províncias’, uma mais intrigante do que a outra.
Ao redor do mundo existem dezenas de cidades fantasmas, e os países que foram cenários de guerras são os principais donos desses lugares peculiares. Uma vez abandonadas, as cidades simplesmente se tornam atrações turísticas.
Conheça agora as 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo. Você aceitaria morar em alguma delas?

Aproveitando a visita, não deixe de conferir também 22 LUGARES ABANDONADOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER.

1. Gunkanshima (Japão)


As 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo
Gunkanshima significa “encouraçado”, e é uma ilha japonesa onde se encontra uma cidade que se transformou em ‘fantasma’. Durante a 2ª Guerra Mundial, ela foi bombardeada por aviões americanos. Hoje as ruas e as construções estão completamente desertas. Desde 1974, quando a Mitsubishi, que em 1890 havia assumido a propriedade da ilha, decidiu acompanhar as tendências do setor energético e pôs fim às explorações das jazidas de carvão mineral no local. Com isso, os 2 mil habitantes que ocupavam o lugar resolveram abandoná-lo, dando origem à cidade-fantasma que o governo japonês ainda tenta transformar em atração turística.

2. Epecuén (Argentina)

As 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo
A 550 km de Buenos Aires, capital argentina, Epecuén possuía cerca de 1 500 habitantes e recebia 20 mil turistas a cada temporada e era famosa por estar localizada à beira de um lago cuja salinidade era 10 vezes maior que a do mar. Entretanto, uma sequência de tempestades, aliada a seguidos invernos rigorosos, fez com que o local fosse alvo de uma inundação em 1985. Os moradores fugiram dali. Atualmente, a água secou, mas o cenário, composto por ruínas e carros enferrujados ainda chama muito o interesse das pessoas em geral.

3. Pripyat  (Ucrânia)

As 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo
Em 1986, Pripyat foi construída pelo governo soviético para abrigar os trabalhadores da Usina Nuclear de Chernobyl, localizada a apenas 18 quilômetros dali, e contava com uma população de 50 mil habitantes. No mesmo ano, um acidente na usina provocou um vazamento radioativo que até hoje é considerado o maior da história. Para evitar a contaminação por radioatividade, as autoridades soviéticas promoveram a migração dos habitantes da região para outros locais.

4. Kayakoy (Turquia)

As 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo
A cidade de Kayakoy,  passou a sofrer com um processo de emigração cada vez maior, até se tornar uma cidade-fantasma, um museu a céu aberto da região de Anatólia. A explicação é: há décadas atrás, Grécia e Turquia entraram em um conflito bastante violento, motivados pela partilha do Império Otomano, desfeito ao fim da Primeira Guerra Mundial. Apenas em 1923, já fragilizados financeiramente, os dois países decidiram assinar um acordo de paz. Do armistício, um curioso item tornou-se famoso, o da troca de população baseada em critérios religiosos. Dessa forma, ocorreu o “intercâmbio” entre os ortodoxos que viviam na Turquia e os muçulmanos que moravam na Grécia.

5. Humberstone (Chile)

As 5 cidades fantasmas mais incríveis do mundo
A fundação de Humberstone aconteceu por causa de razões econômicas. No ano de 1862, a cidade chilena tornou-se centro de mineração de nitrato de potássio, atraindo milhares de trabalhadores. A prosperidade durou até 1929, quando a queda do interesse pelo minério, juntamente com a depressão econômica, causou o abandono do lugar. Atualmente, esta cidade-fantasma é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco e é considerada mal-assombrada pelos moradores das cidades vizinhas.

Fonte: Ultracurioso