19 de out. de 2015

6 Acidentes de circo mais dramáticos de todos os tempos




Apesar de ser sinônimo de diversão para a maioria da crianças e de alguns adultos também, nem sempre as histórias ligadas aos picadeiros terminam com um final feliz ou engraçado. Existem, ao redor do mundo, algumas casos terríveis de acidentes de circo, que acabaram com a vida de centenas de pessoas e que feriram outras centenas.
Algumas dessas tristes histórias de acidentes de circo você vai conhecer hoje. Muitas delas, como você vai ver, envolvem a irresponsabilidade de algumas pessoas, normalmente, dos próprios trabalhadores dos picadeiros, que deixaram de vigiar detalhes importantes para a própria segurança ou para a segurança do público.
Outras histórias, ainda mais trágicas, de acidentes de circos relatam coisas horríveis que aconteceram devido aos animais dos espetáculos, como os famosos e temidos leões. Nesses casos, aliás, todo mundo consegue imaginar como é o final desses fatídicos acontecimentos, não é verdade?
Mas também existem os acidentes de circo que foram causados por pessoas de fora, alguns até de forma intencional, como no caso que aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, durante a década de 60. Centenas de pessoas morreram no local onde foram se distrair e levar as crianças para passear.
Trágico não? Então espere até conhecer outros acidentes de circo que vão mexer com você e com sua coragem de estar, de novo, sob as lonas de um picadeiro.

Confira, abaixo, 6 acidentes de circo mais dramáticos da história:

1. Incêndio no Gran Circus

6  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 615
Um dos piores acidentes de circo na história, sem sombras de dúvidas, é o incêndio do Gran Circus, em Niterói, Rio de Janeiro, em 1961. O circo norte-americano estava lotado, em meio a uma apresentação, quando um trapezista notou o início do fogo e tentou alertar as 3 mil pessoas que estavam na plateia.
Quase 400 pessoas morreram na hora, quando a lona de 6 toneladas desabou. Mas o número de vítimas fatais passou de 500, contando com as pessoas que receberam socorro mas não resistiram. Desse total 70% eram crianças.
Contam que o incêndio foi intencional, causado por um homem chamado Adilson Marcelino Alves. Ele havia sido contratado para ajudar a erguer a estrutura do circo, dias antes, mas acabou sendo expulso quando os administradores do circo descobriram seus antecedentes criminais e seus problemas mentais.
Ele jurou se vingar depois disso e, no dia 15 de dezembro, retornou ao local com dois comparsas para atear o fogo, segundo os relatórios policiais da época.

2. Explosão do tubo de néon

4  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 416
Foi no mês de junho de 1969 que o espetáculo fatídico aconteceu, nos Estados Unidos. O engolidor de espadas (e outras coisinhas mais) Francis Doran, do Circo Clyde Beatty Cole Bros., estava bêbado durante sua apresentação e acabo pagando o preço por isso.
Ele, que tinha que engolir um tubo de néon, acabou se curvando demais na hora de agradecer o público. Foi então que o objeto explodiu dentro dele.
Mas a parte mais incrível dessa história ainda está por vir: apesar de ter ido para o hospital e ter se machucado intensamente, esse foi um dos acidentes de circo não fatais. Depois de um tempo, o engolidor acabou se recuperando.

3. Tragédia do Circo Vostok

7  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 1445177486 71
Outro dos acidentes de circo mais chocantes até hoje acontece em Recife, no Pernambuco, no dia 9 de abril de 2000. Nesse dia, o menino José Miguel dos Santos Fonseca Júnior, de 6 anos, foi devorado vivo pelos leões do Circo Vostok, instalado, na ocasião, no estacionamento do Shopping dos Guararapes.
Foi durante o intervalo do espetáculo que o garoto e sua família foram tirar fotos perto dos animais. No instante da tragédia, José Miguel estava de costas para a jaula, quando um dos leões acabou o puxando para dentro com a pata.
8  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 811
O bicho saiu correndo com o menino, quando outros leões se juntaram no picadeiro. O garoto foi devorado na frente das pessoas que ainda estavam na plateia.
Quadro leões foram mortos pela Polícia Militar. A necrópsia dos animais mostrou que eles não eram alimentados há 3 dias.

4. Ataque dos leões na Austrália

1  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 160
Outro dos acidentes de circo com leões aconteceu na Austrália, em agosto de 2oo1. Durante um espetáculo, o domador do Circo Lennons, Geoffrey Lennon, acabou sendo atacado por 3 leões.
No final das contas, os bichos foram dominados e o trabalhador do circo escapou com vida. Várias cirurgias foram feitas para reconstituir as partes do corpo de Geoffrey que ficaram dilaceradas.
O domador, no final de contas, se recuperou, embora sem um pedaço da bunda. Os leões, por outro lado, continuaram sendo usados nas apresentações.

5. Queda do tecido acrobático

5  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 515
Presa do alto de 9 metros apenas pelo tecido acrobático em que estava enroscada, a artista Dessi Espana acabou se tornando mais uma vítima dos acidentes de circo mais perturbadores da história. Isso porque no circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey, não havia sequer um cabo de segurança que resguardasse Dessi.
Foi em maio de 2004, durante uma apresentação nos Estados Unidos, que o lenço de Dessi se soltou e ela caiu de cabeça no chão. A artista, infelizmente, não resistiu ao impacto.

6. Queda do trapézio

3  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 317
Outro dos acidentes de circo que denunciaram o quão arriscados são os erros nesse meio é a queda das trapezistas Shannon e Wonona West, no Circo Stardust. Em outubro de 2005, durante uma apresentação na Austrália, as duas cunhadas acabaram perdendo o equilíbrio e caíram de, aproximadamente, 8 metros de altura.
No final das contas, as duas escaparam com vida, embora Shannon tenha quebrado o punho e a pélvis. Wonona, por outro lado, saiu ilesa.

7. Esmagamento no Circo Royal Russo

2  6 acidentes de circo mais dramáticos da história 227
Em agosto de 2006, na Irlanda, o palhaço Vitaly Kharapavitski, do Circo Royal Russo, acabou falecendo depois de um acidente. Ele estava pendurando em um jaula suspensa por um balão, enquanto fazia palhaçadas com uma mulher da plateia, chamada Sasha.
Contam que, de uma hora para outra, o balão pegou fogo e a jaula caiu sobre o palhaço. Ele acabou morrendo esmagado, mas Sasha saiu viva, apenas com um braço lesionado.
E você, conhece outros acidentes de circo que mereciam entrar para a lista?
Ainda sobre tragédias, também você deva ler também Combustão humana espontânea: verdade ou lenda?
Fonte: Mundo Estranho
A matéria 6 acidentes de circo mais dramáticos da história foi criada pelo Segredos do Mundo.